Consócia Antonia Augusta Silva

10-09-2012 12:41

Missa de encerramento da Semana Especial de Ozanam – 09/09/2012

 

OZANAM, SERVIDOR DOS POBRES ONTEM, HOJE E SEMPRE!”

 

É uma graça muito grande estarmos reunidos neste dia da comemoração litúrgica do Bem-aventurado Frederico Ozanam, no encerramento desta Semana Especial dedicada a ele. Durante estes dias tivemos a oportunidade de refletir sobre “Ozanam, Servidor dos Pobres ontem, hoje e sempre!” É de suma importância renovar o nosso compromisso de tornar Ozanam sempre presente em nossos dias através da nossa ação concreta e comprometida com a causa dos Pobres.

 

O Bem-aventurado Frederico Ozanam, grande apóstolo da caridade, filho, esposo e pai de família exemplar, é modelo atual de vida para todos os leigos de todas as idades. Com coragem, Ozanam participava ativamente na renovação da presença e da ação da Igreja na sociedade da sua época. Sonhou estabelecer uma grande rede de caridade e de justiça social que envolvesse o mundo inteiro. Hoje é a nossa vez de tornar este sonho realidade!!!

 

No próximo mês a Igreja no Mundo fará a abertura do “ANO DA FÉ”. Ozanam lutou pela renovação da Fé. Ao ver a sua amada Igreja sendo atacada viu que era preciso “ir aos Pobres” e avivar-lhes a Fé com obras que demonstrassem o amor da Igreja pelos seus filhos desamparados. Foi para defender a Igreja de Jesus Cristo que ele iniciou esta grande obra. Que nós cristãos leigos, engajados na SSVP, possamos imitar as virtudes deste grande homem que soube testemunhar a sua fé de forma concreta. Homem de pensamento e ação na busca da verdade e na defesa da dignidade humana.

 

Há 15 anos atrás Ozanam foi beatificado pelo saudoso Papa João Paulo II, e apresentado aos jovens renidos na JMJ em Paris como modelo de Santidade. Ele dizia: Frederico, o teu caminho foi deveras a via da santidade, reconheçam, pois queridos jovens, que esta estrada é também a sua. E hoje para nossa grande alegria, o Bem-aventurado Frederico Ozanam é um dos intercessores da JMJ 2013 que acontecerá no Rio de Janeiro. Ele é reconhecido pela Igreja como “Servidor dos mais Pobres”. Grande oportunidade de manifestá-lo a juventude de hoje.

 

Outro momento forte para nós vicentinos é a celebração do ANO JUBILAR DE OZANAM que encerrará em abril de 2013, quando celebraremos 200 anos do seu nascimento. Ano Jubilar é Tempo de Graça. Não deixemos, pois, esta graça passar na nossa vida sem que ela nos renove na nossa ação. Aproveitemos cada oportunidade de tornar Ozanam conhecido onde estivermos, para que mais pessoas possam colher da vida dele suas virtudes, suas obras, a ousadia e a coragem de percorrer com serenidade seu caminho aqui na terra.

 

Neste Ano Jubilar reavivamos em nossos corações a expectativa da Graça de um milagre pela intercessão do beato Frederico Ozanam, e este é o tempo propício para pedirmos ao Bom Deus esta graça, se esta for a vontade de Deus. Ozanam elevado aos altares como Santo, para que nós busquemos a nossa santidade dia após dia. Afinal a nossa vocação primeira é a santidade.

 

Este é o pedido do confrade Michael Thio, presidente do CGI, aos vicentinos do mundo todo: “Pedimos veementemente a todas as Conferencias e Conselhos que rezem a nova oração de canonização, fielmente e com fervor, durante nossas reuniões e encontros, invocando a bênção de um milagre para honrar a santidade do beato Frederico Ozanam.”